segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Empresa inova e utiliza Web para selecionar trainees

Patrícia Bispo

Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalista responsável pelos sites: www.rh.com.br, www.portodegalinhas.com.br e www.guiatamandare.com.br.

Este ano a Credicard, administradora de cartões de crédito, pode afirmar que começou 2001 com o pé direito. Esta afirmação, no entanto, não está ligada ao aumento de faturamento ou do número de clientes, mas sim ao fato de que empresa está iniciando o novo milênio com 13 novos e talentosos profissionais que, agora, integram o programa de trainees da organização. Até então, você poderia perguntar: "E o que há de extraordinário nisso?". A diferença está em que todos os profissionais foram selecionados pela Web.
"A proposta da utilização da Internet veio ao encontro de nossas expectativas, porque além da economia de tempo e de otimização dos processos de recrutamento, a proposta permitiu que candidatos de todo o Brasil participassem do processo sem a necessidade de terem que se deslocar para São Paulo. Por ser inovador, o processo via Internet também foi fonte de motivação para a equipe de RH da Credicard", observa Marilene Corona, gerente de Recursos Humanos da empresa.
Normalmente, quando são utilizadas ferramentas tradicionais de seleção, o programa de trainees da administradora de cartões recebe, em média, de oito a dez mil currículos. Desse total, cerca de 50% são cortados só na primeira fase e apenas a outra metade dos profissionais é chamada para a aplicação de testes. Com a presença da Web, a empresa conseguiu aumentar para 13 mil o número de candidatos interessados em participar do programa.
Fazendo um paralelo entre os processos tradicional e online, pode-se observar as vantagens oferecidas pela tecnologia. No primeiro caso, por exemplo, para se filtrar mil candidatos é necessária quase uma semana. Passada esta fase, iniciam-se as dinâmicas de grupo e o laboratório de competências, para só então se chegar aos candidatos aprovados e que serão submetidos à entrevista pessoal. Constata-se, ainda, que durante todo o processo - desde a inscrição até a escolha final, são necessários de quatro a cinco meses para serem concluídas todas as fases, sem mencionar o estresse a que os profissionais ficam expostos.
Na segunda opção, boa parte dos testes foram aplicados através da própria Web e os candidatos passaram por avaliações de inglês, português e conhecimento geral. Em seguida, os selecionados para o programa de trainees participaram, pessoalmente, de dinâmicas de grupo e de entrevistas com os gerentes de áreas e a diretoria da empresa. É bom salientar que a Internet economizou tempo e o processo de seleção aconteceu, aproximadamente, em dois meses.
Segundo Marilene Corona, a divulgação e as inscrições dos candidatos foram feitas pelo site da Credicard que também teve a preocupação de disponibilizar informações sobre a empresa e o programa em si. "Todo este processo via Web ocorreu em parceria com a Curriculum.com.br, empresa que armazenou os currículos, fez os filtros de acordo com as necessidades do programa e disponibilizou os testes pela rede", complementa.
Os trainees escolhidos pela Credicard, informa a gerente de RH, foram contratados para atuarem nas áreas de Finanças, Marketing, Crédito, Vendas e Operações. Com duração de 12 meses, o programa da organização possui avaliações e é monitorado por tutores e pelo departamento de Recursos Humanos da empresa. Após o primeiro ano, o trainee é efetivado no cargo de analista, com funções específicas da sua área de atuação. O profissional, após 6 e 12 meses, passa por avaliações que visam ao aumento salarial e recebem benefícios do PPR - Programa de Participação nos Resultados da administradora de cartões de crédito.

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Materia/2539/empresa-inova-e-utiliza-web-para-selecionar-trainees.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário